Bahia

Informe lançado pela Epamig e IF Baiano ensina técnicas de cultivo de umbuzeiro

Publicado por
Compartilhado

Um evento realizado na manhã desta terça-feira (10), na seda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Nova Porteirinha (MG), reuniu pesquisadores, estudantes, autoridades locais e agricultores para o lançamento do Informe Agropecuário sobre o “Umbuzeiro: a frutífera da Caatinga”.

A publicação traz técnicas experimentadas em 25 anos de pesquisas desenvolvidas pela Epamig, com colaboração de professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, de pesquisadores da Embrapa e de outras instituições.

As informações contidas no Informe incluem a importância socioeconômica do umbuzeiro para o Semiárido brasileiro, a produção de mudas, a ecofisiologia da planta, o manejo de podas e adubação, as cultivares promissoras, pragas e doenças, pós-colheita, comercialização e beneficiamento do fruto.

Poliana Mara Oliveira, Chefe Geral da Epamig Norte, explica que as pesquisas sobre o umbu começaram na década de 90 após pesquisadores percorrerem o Norte do Estado em busca das melhores variedades do fruto. “Esses materiais vêm sendo estudados para verificar as variedades com melhor viabilidade, maior rendimento de polpa, entre outras variáveis”, comentou.

A pesquisadora ressalta que a cultura tem conquistado importância econômica significativa na região Norte de Minas Gerais. “O umbu conquistou grande importância econômica na região, principalmente na agricultura familiar. Temos tentado expandir a consciência sobre a importância do umbu para a região, por ser uma cultura totalmente adaptada, sem necessidade de irrigação para produzir. Como cultura de sequeiro, o umbu pode ser a saída para muitas famílias aqui no semiárido mineiro”, concluiu.

O agricultor Gilmar Santos resolveu diversificar sua produção implantando o cultivo de umbu em sua propriedade, localizada no projeto de irrigação do município de Jaíba (MG). Há um ano, ele plantou um hectare da planta. A primeira colheita deve ocorrer cinco anos após o plantio. “A ideia de plantar umbu surgiu da minha cabeça mesmo, procurei o apoio técnico vindo até a Epamig, comprei as mudas e já está tudo implantado”, comentou.

O professor Sérgio Donato, do IF Baiano, foi o ministrante da palestra de abertura do evento de lançamento do Informe. Ele falou sobre os aspectos técnicos para produção do fruto.

Segundo o professor, a produção extrativista de umbu vem caindo e isso vem abrindo espaço para produção comercial do fruto. “O cultivo comercial é mais recente e tem como lógica atender tanto a parte de processamento quanto a parte destes mercados específicos de consumo in natura, como as capitais dos estados do Nordeste quanto do Sudeste, onde há expressiva população nordestina. Na produção comercial trabalha-se com uma cultivar definida e com técnicas de adubação e espaçamento que garantem maior produtividade”, esclarece.

O Informe Agropecuário sobre cultivo do umbu é o 307° lançado pela Epamig. Ele será disponibilizado para venda nos próximos dias no site da instituição.

Parceria

Professores do IF Baiano e pesquisadores da Epamig trabalham em conjunto há mais de 20 anos. As instituições trocam experiências no desenvolvimento de técnicas de produção, principalmente na área de fruticultura.

O primeiro Informe Agropecuário produzido em conjunto foi impresso em 2015 e lançado em 201, a publicação teve como tema o cultivo da Bananeira. Já em 2017, outro Informe foi publicado com a mesma parceria, desta vez sobre cultivo de Palma.

Veja fotos

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

5 horas atrás

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

6 horas atrás

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

9 horas atrás

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

10 horas atrás

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

11 horas atrás

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

14 horas atrás